Clinica de Hemoterapia
a clínica > equipe

Equipe

Captação e Ouvidoria
Planejamos e executamos estratégias de captação, fidelização e atendimento a candidatos à doação de sangue. Realizamos a captação de doadores de sangue de reposição junto aos familiares de pacientes submetidos à transfusão nos hospitais. Executamos serviço de humanização e ouvidoria junto aos pacientes atendidos e seus familiares, elaborando relatórios com o objetivo de promover a melhoria contínua e o bem estar dos pacientes e seus familiares.

Triagem Clínica
Uma equipe de enfermeiros e médicos, atendem o candidato à doação de sangue. Neste processo é feita uma entrevista sigilosa e individual, onde são verificados: peso, altura, pressão, pulso, temperatura e punção digital para a coleta de pequena quantidade de sangue, com a qual fará analise de hematócrito e teor de gordura sanguínea. Nessa etapa do processo é explicado ao doador o que é a "janela imunológica" e o voto de autoexclusão, além de resultados e condutas no caso de reações adversas.

Coleta
Atendemos e identificamos o candidato à doação que foi previamente aprovado pela triagem. Fazemos a antissepsia e punção venosa para a coleta da bolsa de sangue. Coletamos amostras de sangue para análises e estocagem. Posteriormente efetua-se o descarte da agulha de punção e finalmente realizamos a selagem estéril da bolsa de sangue.

Fracionamento
É a etapa onde ocorre a separação do sangue doado, originando os hemocomponentes: Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, Plasma Fresco e Criopreciptado.

Estoque e Expedição
Realizamos o armazenamento de hemocomponentes liberados para uso e devidamente rotulados, em refrigeradores, freezer e agitadores. Fazemos a análise periódica das temperaturas de acondicionamento. Operacionalizamos logística de transferência de estoques para as Agências Transfusionais hospitalares. Gerenciamos os estoques de hemocomponentes da unidade central e os estoques da Agências Transfusionais. Interagimos com os setores de coleta e fracionamento, informando a demanda por hemocomponentes específicos, participando ativamente da estratégia de produção e utilização racional dos estoques. Gerenciamos contratos de intercâmbio de hemocomponentes com serviços de hemoterapia parceiros, registrando os dados pertinentes aos hemocomponentes cedidos ou recebidos.

Laboratório de Imuno Hematologia
Efetua e registra o recebimento, inspeção e controle de qualidade dos reagentes. Faz a gestão junto ao setor de almoxarifado da solicitação de compra e distribuição dos reagentes para os laboratórios das Agencias Transfusionais. Recebe e gerencia as amostras pré-transfusionais dos pacientes submetidos à transfusão e o armazenamento na soroteca. Recebe, registra e arquiva o termo de "Conhecimento Livre e Esclarecido" obtidos dos pacientes previamente ao serem submetidos a procedimentos transfusionais. Realiza a análise imuno-hematologica do doador, tipagem sanguínea, pesquisa e identificação de anticorpos irregulares de doadores e pacientes, fenotipagem eritrocitária (tipo sanguíneo) de doadores e pacientes.

Gerencia da Qualidade
Esse é o setor responsável pelo acompanhamento e monitoramento de todas as atividades executadas nos diversos setores da clínica. Temos como responsabilidade a supervisão da implantação, a padronização, o treinamento e o acompanhamento da execução de todas as atividades técnicas feitas pelos profissionais, validando os procedimentos quanto as boas práticas, adequação legal e descrição das seguintes atividades: gestão da elaboração, edição, análise crítica, supervisão de treinamento, distribuição e divulgação dos manuais de procedimentos e documentação para assessoria. Os documentos são divulgados e controlados através de sistema informatizado gerido pela GQ, gestão de ensaios laboratoriais de controle da qualidade de hemocomponentes executados por laboratório terceirizado através da mais alta tecnologia. Somos responsáveis pela gestão e avaliação da cadeia do frio através de um sistema informatizado de monitoramento das temperaturas ambiente e das câmaras de conservação de todos os setores da Clínica de Hemoterapia envolvidos na estocagem e conservação de hemocomponentes, reagentes e soroteca/plasmateca. Gestão e avaliação de eventos adversos e não conformidades na execução das atividades técnicas e assistenciais. Apoio técnico à gestão patrimonial e da manutenção preventiva, preditiva, corretiva, calibração e validação de equipamentos utilizados nos procedimentos técnicos laboratoriais, equipamentos de armazenamento de hemocomponentes e equipamentos acessórios. Avaliação periódica das atividades técnicas executadas através de auditorias internas executadas por profissionais da organização. Gestão ambiental da destinação de resíduos sólidos infectantes. Gestão dos protocolos e insumos na prevenção de acidentes biológicos através da padronização de equipamentos de proteção individual, acompanhamento da imunização contra o Vírus da Hepatite B e Programa de Atendimento dos acidentes com perfuro-cortantes.




Rua Almirante Teffé, 594 - Centro - Niterói
Telefone: (21) 2621-9100

Segunda à Sexta: das 07h às 16h
Sábado: das 08h às 12h